Viaje no tempo
Cerca de 5.000 anos atrás, do lado de fora da antiga cidade de Ménfis, os egípcios construíram pirâmides como tumbas para seus reis. Esses monumentos estão de pé até hoje, na cidade de Gizé. Aumente o zoom para explorá-los.
Construindo um gigante:
a Grande Pirâmide
ANOS ATRÁS
4.500
BLOCOS USADOS
2.300.000
ANOS DE CONSTRUÇÃO
20
Desenterrando a verdade
Egiptólogos e arqueólogos estudam as Pirâmides há séculos. Ainda assim,
muito da história delas ainda é desconhecida.
O que sabemos ao certo?
HISTÓRIA
HISTÓRIA
Sabemos que a construção da primeira Pirâmide teve início por volta do ano de 2.600 a.C., durante a Quarta Dinastia, uma das 31 dinastias da história egípcia. A Quarta Dinastia, parte do Antigo Império Egípcio, governou de 2.613 a 2.494 a.C., mais de 2.500 anos antes da rainha Cleópatra.
LOCALIZAÇÃO
LOCALIZAÇÃO
Sabemos que as Pirâmides foram construídas nos arredores da antiga cidade egípcia de Mênfis, capital da Quarta Dinastia e lar dos faraós que as construíram. A proximidade da cidade com o rio Nilo foi útil para o transporte de materiais de construção até o local da Necrópole de Gizé.
OBJETIVO
OBJETIVO
Sabemos que as Pirâmides foram construídas como tumbas para os faraós (ou reis) do antigo Egito a fim de facilitar a viagem deles para o Céu. Após a morte, o faraó era mumificado e colocado em um caixão de madeira e um sarcófago de pedra. Ele era enterrado com itens importantes para a vida após a morte, que iam desde bens de consumo até objetos valiosos. Os faraós construíram pirâmides não apenas para abrigar seus corpos, mas também para deixar um legado de poder.
MATERIAIS
MATERIAIS
Sabemos que as Pirâmides foram construídas principalmente com calcário, mas também foram utilizados granito, argamassa, basalto e lama na construção Um bloco de tamanho médio pesava 2,5 toneladas, e muitos deles viajaram até 800 km de distância de barco. Ainda não se sabe ao certo de que forma as pedras eram erguidas e colocadas no lugar. Foram utilizados cerca de 5,5 milhões de toneladas de calcário para a Grande Pirâmide, o que é mais de dez vezes o peso do Burj Khalifa, o edifício mais alto do mundo.
MÃO DE OBRA
MÃO DE OBRA
Sabemos que dezenas de milhares de pessoas construíram as Pirâmides. No entanto, não há como saber exatamente quantas. Até recentemente, acreditava-se que elas haviam sido construídas com trabalho escravo, mas agora sabemos que trabalhadores sazonais trabalharam, viveram e foram enterrados no local. Um grupo de trabalhadores marcou seu apelido no interior da Pirâmide que eles construíram: "Os cachaceiros de Miquerinos".
Milhões de pessoas viajaram por esse caminho para visitar um dos pontos
turísticos mais famosos do planeta. À distância, é possível ver as pirâmides
de Quéops, Quéfren e Miquerinos surgindo como montanhas artificiais.
Explorar este lugar
Caminhe até a Pirâmide de Quéfren e imagine-a coberta com pedras brancas
polidas. Ao longo dos anos, blocos de rochas originais foram roubados,
juntamente com muitos artefatos de dentro da tumba. Vire 180 graus para ter
uma vista da Pirâmide de Miquerinos.
Explorar este lugar
Com o corpo de um leão e a cabeça de um homem, a Grande Esfinge fica no
extremo leste do complexo. Medindo 73 metros de comprimento por 20 metros de
altura, ela é uma das maiores esculturas em todo o mundo. Olhe com atenção:
está faltando o nariz (embora os historiadores não possam confirmar como ele
foi perdido).
Explorar este lugar
Faça um tour pelas Grandes Pirâmides
Faça um tour autoguiado pelas principais atrações da Necrópole de Gizé e explore um dos mais famosos sítios arqueológicos da Terra.
As Pirâmides de Gizé estão entre as estruturas mais antigas e fascinantes da Terra. Construídas há milhares de anos, elas se apresentam como uma prova das realizações da engenharia das civilizações passadas. Faça uma viagem no tempo e descubra essas maravilhas do mundo antigo.
Uma pirâmide é uma forma com lados triangulares que se juntam no topo. Existem mais de 100 pirâmides no Egito, a maioria das quais foram construídas como tumbas para faraós, embora nenhuma seja tão conhecida como as Pirâmides de Gizé. Também podem ser encontradas pirâmides em outras partes do mundo, incluindo Itália, Índia e México.
As Pirâmides de Gizé foram construídas há 4.500 anos, durante a Quarta Dinastia, a era de ouro do Egito. Elas demoraram cerca de 85 anos e três gerações de faraós para serem construídas: Quéops, seu filho Quéfren e o neto Miquerinos. Suas tumbas são ladeadas por três Pirâmides das Rainhas menores.
A Grande Pirâmide, construída por Quéops, foi a primeira e maior pirâmide de
Gizé. Com 139 metros de altura, foi a mais alta estrutura feita pelo homem há
cerca de 4.000 anos. A pirâmide está alinhada com os pontos cardeais e
voltada quase que exatamente para o norte, um feito arquitetônico
perturbador. Ao lado da Grande Pirâmide está a barca de Quéops, uma barca solar intacta, construída com
a intenção de transportar o faraó para a vida após a morte.
Explorar este lugar
A Pirâmide de Quéfren tem uma ponta branca e parece ser a maior das três
pirâmides. Mas isso é só uma ilusão: embora seja a menor em estatura, ela foi
construída sobre uma rocha elevada para parecer mais alta. De maneira
notável, os lados simétricos e ângulos idênticos desta pirâmide foram
alcançados usando ferramentas básicas, como hastes de côvado e prumos.
Explorar este lugar
A Grande Esfinge é uma escultura em calcário que representa o que parece ser
a cabeça do rei Quéops no corpo de um leão. A Esfinge é uma criatura mística,
a qual os faraós acreditavam que poderia trazer o auxílio do deus do sol na
vida após a morte. Durante séculos, grande parte da Grande Esfinge ficou
enterrada, deslocando a areia do deserto, mas agora ela foi totalmente
escavada.
Explorar este lugar
A terceira e menor Pirâmide de Gizé é a tumba de Miquerinos, localizada no
extremo sul do complexo. Miquerinos foi uma fonte de artefatos preciosos e
decepções arqueológicas. Primeiro, descobriu-se que ossos humanos recuperados
de dentro da pirâmide eram de outro sítio; depois um sarcófago escavado na
pirâmide afundou em um naufrágio.
Explorar este lugar
Ninguém sabe ao certo como esta sociedade antiga construiu monumentos tão maciços. A construção das pirâmides envolveu o transporte de enormes blocos de pedra para o planalto de Gizé e, depois, o uso de rampas, polias e alavancas para empilhá-los em ângulos perfeitos. Dezenas de milhares de trabalhadores remunerados (não escravos) construíram as Grandes Pirâmides, que são tecnicamente mais avançadas que o estilo anterior de pirâmide de degraus.
Após a morte de um faraó, demorava 70 dias para que o corpo fosse mumificado, incluindo a remoção do cérebro e órgãos internos. A múmia era então "reanimada" por uma série de rituais, incluindo a cerimônia de "Abertura da boca" para ajudar o faraó a respirar e falar na vida após a morte. Depois, as múmias eram colocadas em um caixão de madeira e um sarcófago de pedra. Algumas múmias usavam máscaras, como neste exemplo mais recente do Google Cultural Institute da máscara mortuária de Tutancâmon.
As Pirâmides foram construídas nos arredores da antiga capital, Mênfis, e agora estão relativamente próximas da atual capital do Egito, Cairo. Embora isso seja conveniente para os turistas, sua proximidade com a crescente cidade criou desafios para as pirâmides, incluindo barulho, luz e poluição do ar.
Descubra uma das maravilhas do mundo
A Grande Pirâmide foi nomeada uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo, no século 2
a.C., e é a única que ainda está de pé. Saiba
mais sobre essas maravilhas da engenharia humana.
Um legado antigo preservado
As Pirâmides de Gizé foram construídas para durar até a eternidade. Até agora, conseguiram: a Grande Pirâmide é a última maravilha do mundo antigo que ainda resiste ao tempo.
A arquitetura dessas estruturas é tão extraordinária que os historiadores ainda não estão certos de como exatamente os antigos egípcios as construíram sem a ajuda da engenharia moderna. Depois de 4.500 anos de exposição aos elementos naturais, as pirâmides ainda resistem ao tempo como montanhas artificiais, refletindo a ingenuidade das pessoas que as construíram. O legado do Egito antigo é preservado por meio desses monumentos.
Agora, com o Street View, as pirâmides estão preservadas de uma forma totalmente nova. Se você está em casa, no trabalho ou na escola, basta arrastar o dedo ou cursor pela tela e deixar que a tecnologia moderna leve-o para um tour de 360 graus pela tecnologia antiga.
Também é possível visitar outros sítios egípcios no Street View, incluindo a necrópoles de Saqqara, a Cidadela de Qaitbay, a Cidadela do Cairo, a Igreja Suspensa e as ruínas de Abu Mena.
Veja panoramas da pirâmide
Deslize pelas areias do tempo enquanto passeia pelas Pirâmides de Gizé, agora no Street View.