Veneza

A cidade construída sobre a água

Veneza nunca parece real, mas um cenário cinematográfico suspenso sobre as águas.

Frida Giannini

Faça uma viagem

Bem-vindo a Veneza, Itália, a cidade construída sobre a água. Viaje pelos canais, ande pelas ruas, passeie de barco, atravesse pontes e crie a sua própria aventura numa das cidades mais originais do mundo.

Viaje ao passado

Veja como a cidade mudou ao longo dos séculos enquanto percorre os grandes momentos da história de Veneza.

Veja o aspeto atual emGoogle Maps

Palácio dos Doges, 1340

A residência histórica do Doge de Veneza começou a ser construída em 1340 e foi ampliada para permitir a vista sobre a Piazzetta da Praça de São Marcos, em 1424. O palácio inclui zonas de habitação, salas de negócios e a antiga prisão. Eventualmente, a prisão foi transferida para fora do palácio, mas os dois edifícios permaneceram ligados através da Ponte dos Suspiros.

Teatro La Fenice de 1792

Apesar de este teatro ter sido concluído em 1792, já foi destruído por incêndios e reconstruído tantas vezes que ganhou o nome de "O Teatro Fénix" devido à sua capacidade de renascer das cinzas. Muitas óperas famosas tiveram a sua estreia mundial aqui, incluindo La traviata e La bohème.

Ponte de Rialto, 1591

A Ponte Rialto é a ponte mais antiga de Veneza e foi a primeira estrutura a cruzar o Grande Canal. Embora a ponte de pedra atual tenha sido concluída em 1591, a primeira ponte neste local remonta a 1181.

Igreja Frari, 1396

Com sua inconfundível fachada de tijolos e o alto campanário, a Basílica di Santa Maria Gloriosa dei Frari é conhecida por alojar obras-primas do Renascimento. É também o lugar de descanso final do famoso pintor veneziano do séc. XVI, Ticiano.

Arsenal Veneziano, 1104

Datado do período da República de Veneza, este complexo de estaleiros e arsenais foi um feito para a época. Os navios militares e comerciais construídos aqui são responsáveis por séculos de riqueza e poder veneziano.

Praça de S. Marcos, século IX

Provavelmente o local mais famoso de Veneza, a Piazza San Marco sempre foi o centro social da cidade. As pessoas reúnem-se aqui desde o século IX, quando foi construída a primeira igreja neste local, e os moradores e turistas ainda visitam a Piazza para desfrutar de um café e da vista da Basílica de São Marcos, do Campanário e do Palácio dos Doges.

Ponte dos Suspiros, 1602

Construída em 1602, esta ponte de calcário fechada foi utilizada para transportar prisioneiros das salas de interrogatório no palácio do Doge para as suas celas. Dizia-se que os presos suspiravam quando viam Veneza pela última vez através das janelas da ponte e essa é a razão para o nome melancólico deste local.

Igreja de San Giorgio Maggiore

Localizada na ilha de San Giorgio Maggiore, esta famosa igreja situa-se em frente ao canal da Praça de São Marcos. Este local foi ocupado pelos romanos e, mais tarde, alojou um mosteiro beneditino do século X, antes da construção da igreja barroca italiana que hoje aí se encontra.

Percorra a cidade

Como se desloca numa cidade sem carros? Consulte os diferentes meios de transporte no arquipélago veneziano.

Faça uma visita guiada

Veja Veneza através dos olhos dos artistas, explorando locais que inspiraram obras de arte famosas disponíveis no Google Cultural Institute.

Perca-se

Passeie pelas ruas e canais de Veneza com o Street View e veja o que pode encontrar.

Gosto de

Aventura

Prepare-se para o dia em Veneza! Explore locais famosos e restaurantes deliciosos, tudo com um toque da aventura. Assim que terminar de explorar, os locais que visitou serão desenhados num mapa para que o guarde.

Gosto de

História

Prepare-se para o dia em Veneza! Explore locais famosos e restaurantes deliciosos com uma história rica. Assim que terminar de explorar, os locais que visitou serão desenhados num mapa que poderá guardar.

Gosto de

Romance

Prepare-se para o dia em Veneza! Explore locais famosos e restaurantes deliciosos, tudo envolto no perfume do romance. Assim que terminar de explorar, os locais que visitou serão desenhados num mapa que poderá guardar.
Experimentar outra aventura