Capacitando comunidades locais em Zanzibar com o Street View

Ter reconhecimento internacional é a prioridade de qualquer destino que depende do turismo para impulsionar a economia, e Zanzibar não é exceção. Quando o assunto foi gerar impacto econômico no país, a Comissão de Planejamento de Zanzibar estava decidida a mostrar a beleza do arquipélago, e o Street View estava lá para ajudar. Com os fotógrafos profissionais Federico Debetto, Nickolay Omelchenko e Chris du Plessis da World Travel in 360 (WT360), eles iniciaram o Projeto Zanzibar e incentivaram as comunidades locais a darem continuidade à iniciativa.

Google Street View: Capacitando comunidades locais em Zanzibar

Watch the film

Link to Youtube Video (visible only when JS is disabled)

1.700 km

fotografados

980 mil

imagens publicadas

33 milhões

de visualizações

105 hotéis

listados

Promovendo o crescimento juntos

Mapear em grande escala é um desafio. Por isso, a equipe da WT360 uniu forças com 12 estudantes voluntários da Universidade Estadual de Zanzibar para ajudar no mapeamento da linda ilha de Unguja. Guiados pela experiência de Federico, Nickolay e Chris, eles capturaram 1.700 quilômetros em imagens.

O turismo representa mais de 30% do nosso PIB. Como resultado, podemos treinar nossos jovens e aqueles que já trabalham no setor. Muitas vezes, as pessoas acham que turismo se resume a hotéis. Turismo é mais do que isso. Trata-se de história, de companhias aéreas e também de marketing. Ter um número maior de nativos envolvidos no setor pode trazer um grande benefício para o governo e para a economia do país.

-

Simai Mohammed Said, Ministro do Turismo e do Patrimônio de Zanzibar.

À medida que Zanzibar progride, a equipe de Federico atualiza regularmente as imagens em 360° de ruas locais para ajudar no desenvolvimento da infraestrutura e atrair novos visitantes ao país.

Google Street View: foto de uma rua em Zanzibar por Federico Debetto

Promovendo empresas mundialmente com imagens em 360°

No início deste ano, Federico começou a explorar a ilha de Pemba ao norte. Em apenas 6 dias, Federico e Ibrahim Khalid, um antigo estudante voluntário, capturaram mais de 500 quilômetros em imagens e 40 panoramas aéreos, que foram enviados para o Google Maps usando o Street View Studio.

Com imagens precisas das atrações turísticas, patrimônios históricos, hotéis e empresas, eles conseguiram criar o Tour Nacional Global de Zanzibar, uma plataforma que tem crescido rapidamente e que promove as ilhas no mundo todo.

Do mapeamento à criação de empregos

Quando Federico conheceu Shamymu Yassin, ela era uma estudante que sonhava em se tornar piloto de drone. Motivada pelo compromisso de melhorar o futuro de Zanzibar, Shamymu recorreu à equipe da WT360 para saber mais sobre a tecnologia do Street View. Ela aprendeu quais eram as melhores câmeras, como capturar imagens e como fazer o upload delas no Google Maps. Shamymu logo dominou essas habilidades, tornou-se fotógrafa profissional e passou a ganhar a vida conhecendo e mapeando as ilhas de Zanzibar.

Federico, Shamymu e Ibrahim trabalham enviando novas imagens aéreas de Zanzibar, com foco nas áreas recém-desenvolvidas, em novas empresas e hotéis reformados. Com a inauguração do parque de diversões Shambaland, a missão deles continua crescendo.

Mapeando Zanzibar em escala: publicação de dados mais inteligente e rápida com o Street View Studio

A qualidade das imagens e das câmeras melhorou desde 2019 e, com o lançamento do Street View Studio, publicar os arquivos ficou mais fácil e rápido. Os fotógrafos podem enviar vários vídeos em 360° ao mesmo tempo, monitorar o andamento, pesquisar materiais salvos por lugar ou nome do arquivo original e planejar as futuras coleções usando camadas de mapa interativo.

 

Nós publicamos toda a ilha de Pemba usando o Street View Studio. As principais melhorias da ferramenta são organizacionais, como poder retomar uploads pausados ou interrompidos e enviar vários vídeos juntos sem precisar adicionar novos arquivos no meio da noite. Isso poupou muitas horas de sono.

-

Federico Debetto, fotógrafo profissional

 

Construindo o futuro

O Projeto Zanzibar começou com o objetivo de capacitar e treinar estudantes locais para mapear o país e desde então causou um impacto global. Depois de três anos, o projeto deu notoriedade a empresas locais e gerou oportunidades de carreira para antigos voluntários, como Shamymu e Ibrahim.

Compartilhe suas próprias imagens do Street View