Do hobby ao cenário mundial: como mapear a beleza da Polinésia Francesa trouxe benefícios imensuráveis para os moradores locais.

As praias de areia branca, as trilhas com elevações e depressões suaves e os sítios do Patrimônio Mundial da UNESCO fazem da Polinésia Francesa um destino dos sonhos. Enquanto alguns se satisfazem em sonhar com esse lugar, Christophe Courcaud percebeu uma oportunidade única de trazer o paraíso para perto de casa e ajudar o turismo do Taiti a prosperar com o Street View.

1.800 km

fotografou

1.200.000

imagens

em vídeos com resolução de

8K

resolução de exibição dos vídeos

Mais de 8

ilhas

18

hotéis publicados

Mais de 450

fichas de empresas
criadas

Combinação de trabalho e lazer

Impulsionado por seu amor pelo Street View e pelas belas ilhas da Polinésia Francesa, Christophe fundou a Tahiti 360 em 2019. A empresa é especializada em fotografar e fazer o upload no Street View de imagens em 360º de paisagens da Polinésia Francesa, incluindo trilhas e praias. Embora o foco principal dele seja capturar e mostrar a beleza da ilha, Christophe também ajuda as empresas locais a ganhar mais visibilidade com Tours virtuais imersivos do Street View para ambientes internos.

Mapeamento da Polinésia Francesa

Em uma época em que quase tudo é digitalizado, fica difícil acreditar que, até Christophe e a Tahiti 360 chegarem à ilha, só havia imagens por satélite da Polinésia Francesa. Para complicar ainda mais, as ruas em ilhas como Bora Bora e Taiti não tinham nomes, o que tornava a circulação de moradores e turistas pelo local algo desafiador. Mais importante ainda, isso dificultava o trabalho dos serviços de emergência, como bombeiros, socorristas e policiais.

 

Sempre acreditei que o Street View pudesse trazer grandes benefícios para as comunidades locais. Poder se imaginar em um lugar e conhecer as redondezas mesmo sem sair de casa sempre me fascinou. Tudo isso me pareceu ainda mais útil na Polinésia Francesa, porque circular por lá era extremamente difícil.

-

Christophe Courcaud, fundador da Tahiti 360

 

Google Street View: mapeamento de Bora Bora

Ao perceber os benefícios que o Street View proporcionaria à ilha, as autoridades locais fizeram uma parceria com a Tahiti 360 para mapear e nomear todas as vias do Taiti, Moorea, Bora Bora, Raiatea, Maupiti, Huahine, Fakarava e Rangiroa. Christophe utilizou veículos off-road, carrinhos de golfe, bicicletas elétricas, jet skis e até cavalos para percorrer 1.800 km da Polinésia Francesa. Graças em parte à ajuda de Christophe e aos dados geográficos locais compartilhados pelas autoridades, agora é possível receber atualizações do trânsito ao vivo, sugestões de trajetos mais rápidos e rotas até empresas locais do Taiti no Google Maps. Isso é especialmente útil para os serviços de emergência, que agora podem trabalhar em toda a ilha de forma mais eficiente. Além disso, as imagens da Tahiti 360 disponibilizadas no Street View também ajudaram a simplificar o planejamento urbano e a manutenção de edifícios e vias.

Acesso ao Patrimônio Mundial da UNESCO

O tour mais imersivo da Tahiti 360 é o de Taputapuatea, na ilha de Raiatea. O sítio do Patrimônio Mundial da UNESCO traz mais de 300 mil visitantes para a Polinésia Francesa todos os anos. Mas, ao capturar a beleza do local em 360°, Christophe possibilitou a milhões de pessoas conhecer Taputapuatea virtualmente. O trabalho publicado por Christophe no Street View trouxe uma das maravilhas do mundo para nossas telas, permitindo que todos nós a visitemos.

Mapear uma ilha inteira não é um trabalho fácil, mas Christophe estava preparado para o desafio. Para conseguir capturar em 360° todas as maravilhas de Bora Bora, ele percorreu a ilha de carro, de barco e a pé. Christophe cobriu a ilha inteira em apenas sete dias e disponibilizou as imagens no Street View para que todos pudessem conhecê-la.

Além de Bora Bora, Christophe também fotografou todas as ruas de Papeete, a capital do Taiti, bem como a cidade de Pirae. O trabalho duro foi recompensado quando as imagens das duas cidades ficaram disponíveis no Street View.

As empresas locais também tiveram a chance de brilhar no Street View. Tanto grandes grupos hoteleiros, como Intercontinental, Manava e Hilton, quanto pousadas (B&B) gostaram da ideia de mostrar as instalações para o mundo.

Adicionando mais lugares à lista de desejos

A Tahiti 360 planeja mapear todas as ilhas da Polinésia Francesa até o fim do ano, incluindo as Ilhas Marquesas, Gambiers, Austrais, Maupiti e Tahaa. Embora ainda haja muito trabalho a ser feito na Polinésia Francesa, Christophe já está pensando na próxima aventura. Ele já fechou uma parceria com as autoridades locais francesas na sua cidade natal para cobrir 400 km de ciclovias, os jardins flutuantes de Amiens e um trem turístico do Departamento de Turismo de Somme. Christophe também vai mapear Teahupoo, que será sede das competições de surf dos Jogos Olímpicos de 2024. Enquanto isso, ele planeja adicionar ao Street View imagens das Ilhas Wallis e Futuna e da Nova Caledônia para ajudar a melhorar a vida dos habitantes locais e incentivar mais pessoas a conhecer esses paraísos.

O Street View é uma plataforma colaborativa que ajuda as comunidades a prosperar e as empresas a crescer, além de levar as maravilhas do mundo para a casa das pessoas com imagens imersivas no Google Maps. O melhor de tudo é que os colaboradores podem acompanhar o resultado do próprio trabalho no Street View. É muito fácil contribuir.

Compartilhe suas próprias imagens do Street View