Shelter Associate

Autor
Pratima Joshi, fundador e diretor executivo da Shelter Associates
Organização
Shelter Associate
Ferramentas usadas
Google Earth Pro

O desafio e a organização

Na Índia, mais de um em cada seis moradores da cidade vivem abaixo da linha da pobreza, geralmente em favelas. Muitas dessas pessoas não têm acesso a um dos recursos sanitários mais básicos: um banheiro. Em 2015, 65 milhões de pessoas moravam nas favelas do país, e esse número pode subir para 100 milhões até 2020.

Condições inadequadas de saneamento causam problemas de saúde, incluindo água contaminada e aumento de doenças transmissíveis. Isso também representa um problema de segurança pessoal, especialmente para a população feminina. Adolescentes e mulheres sofrem risco de assédio ou agressões quando andam sozinhas até banheiros públicos, especialmente à noite.

A Shelter Associates é uma sociedade civil da Índia, fundada em 1994, para garantir acesso a infraestrutura básica e moradia para a população urbana pobre. A organização começou a resolver os problemas de saneamento urbano do país em 2013, com o lançamento da iniciativa One Home One Toilet (Uma casa, um banheiro). O grupo reconheceu que os problemas de saneamento nas cidades indianas são agravados pela falta de informações básicas sobre a infraestrutura das favelas, incluindo mapas de saneamento e encanamento.

Mapas mostrando a localização e o status dos banheiros das casas antes (esquerda) e depois (direita) do projeto One Home One Toilet da Shelter Associates

Como foi possível

A One Home One Toilet usa o Google Earth Pro e outros sistemas de informações geográficas (SIG) para mapear a infraestrutura das favelas, mostrando quais casas não têm banheiros individuais ou acesso a banheiros públicos. A Shelter Associates faz pesquisas em residências para coletar informações sobre o acesso dos moradores a serviços essenciais, como água, além de dados demográficos. Em seguida, o grupo usa mapas básicos de satélite do Google Earth para marcar todas as casas em um mapa.

Depois, outro mapa é criado para exibir a infraestrutura da favela e o acesso a diversos serviços nas casas, como banheiros, água encanada e eliminação de resíduos. Os mapas resultantes mostram os problemas na infraestrutura da favela, o que facilita para a equipe da Shelter Associates identificar residências que não possuem banheiros, além de áreas sem saneamento e/ou escoamento. A organização usa mapas para ajudar no planejamento e na logística e informar quais casas têm banheiros, um serviço que pode ser solicitado pelas famílias.

Impacto

Exemplo de um mapa gerado após pesquisas em residências, mostrando casas com e sem banheiros

No passado, os órgãos competentes, gerentes de projetos, ONGs e beneficiários costumavam trabalhar em silos. No entanto, graças aos SIGs e ao mapeamento, todos eles estão trabalhando na mesma estrutura, sob a mesma realidade, devido às informações mostradas nos mapas.

Pratima Joshi, fundador e diretor executivo da Shelter Associates

Com o Google Earth Pro, a Shelter Associates melhorou a vida de milhares de moradores de favelas em cinco cidades no estado de Maharashtra. O grupo mapeou mais de 200 mil casas, ajudando mais de 9 mil pessoas a melhorar suas moradias e mais de 105 mil a ter melhor acesso a saneamento. Usando informações mapeadas pelo projeto One Home One Toilet, as redes de esgoto e escoamento foram limpas, e novos encanamentos foram instalados. Muitas mulheres e adolescentes não são mais assediadas à noite em banheiros públicos, já que não precisam sair de casa.

Meu sonho, que também é o sonho da Shelter, para o mapeamento é poder oferecer uma qualidade de vida melhor para a população mais vulnerável nas nossas cidades, e visualizar dados usando mapas é uma ferramenta muito eficiente para esse objetivo", diz Joshi.