Oceanos
A indústria da pesca tem grande relação com questões de segurança alimentar global, trabalho escravo, meios de subsistência, fundo soberano e biodiversidade. A Global Fishing Watch leva transparência a essa indústria que tradicionalmente opera sem supervisão. Usamos o Google Cloud Platform, o aprendizado de máquina e o Earth Engine para criar a primeira visão geral da frota de pesca industrial de todo o mundo e disponibilizar os dados para o público gratuitamente.
O projeto Global Fishing Watch foi fundado originalmente pela SkyTruth, Oceana e pelo Google Earth Solidário, mas foi reconhecido como uma organização sem fins lucrativos independente que conta com cerca de 30 funcionários no mundo todo e não para de crescer.
O GlobalFishingWatch.org armazena as informações mais atualizadas e completas, incluindo detalhes do programa de pesquisa, conjuntos de dados e exemplos de código, publicações revisadas por parceiros, notícias que saíram na mídia, postagens do blog e muito mais.
Artigos e estudos de caso do Google sobre o Global Fishing Watch:
Mapping global fishing activity with machine learning (Mapeamento da atividade de pesca global com aprendizado de máquina, em tradução livre). Primeira postagem do blog em setembro de 2016 com uma visão geral do motivo de o Google estar envolvido nesse trabalho sobre a pesca, além da tecnologia utilizada e os impactos iniciais.
Transparency unleashed: How Global Fishing Watch is transforming fishery management (Transparência total: como a Global Fishing Watch está transformando a gestão de pesca, em tradução livre). História impactante sobre o Google Meio Ambiente destacando a relação e as iniciativas de transparência com o governo indonésio e uma nova Área Marítima Protegida (AMP) no México implementada em parceria com a Pristine Seas da National Geographic.
Oceans of data: tracking illegal fishing over 1.4 billion square miles (Oceanos de dados: rastreando a pesca ilegal em mais de 1,4 bilhões de milhas quadradas, em tradução livre). A Área Protegida das Ilhas Phoenix (PIPA, na sigla em inglês) é a maior área marítima que faz parte do Patrimônio Mundial da UNESCO. Este artigo mostra como a Global Fishing Watch foi usada para monitorar a transformação dessa região em uma área de pesca esportiva, bem como o primeiro caso de aplicação de uma multa de US$ 2,2 milhões por pesca ilegal, que beneficiou o governo de Kiribati.
Close encounters of the fishy kind (Contatos imediatos de grau marítimo, em tradução livre). Postagem do blog no Dia Mundial dos Oceanos mostrando novas camadas que revelam transbordos no mar (quando dois barcos se encontram para transferir suprimentos ou pessoas entre eles) e novos métodos de monitoramento por satélite para expor atividades de pesca noturna de embarcações que não informam a própria posição.
Global Fishing Watch: Protecting global fisheries (Global Fishing Watch: proteção da pesca local, em tradução livre). Estudo de caso de um cliente do Google Cloud destacando os produtos por trás da plataforma e a dimensão do processamento envolvido nas operações diárias.
Crédito: Oceana/Grant Ellis
O que precisamos fazer com a Global Fishing Watch e a Safe Ocean Network "é expandir essa rede para ter total controle sobre cada quilômetro quadrado dos oceanos, podendo processar e responsabilizar qualquer um que violar os padrões de sustentabilidade em âmbito global. Essa é a meta." – Discurso do Secretário Kerry durante o evento de lançamento