Visualizar seus dados em um mapa personalizado usando o Google My Maps

Conteúdo do tutorial

Pré-requisitos

  • Não é preciso entender de programação.
  • Você precisará de uma Conta do Google para fazer login no Google My Maps. Não tem uma? Inscreva-se aqui.

Vamos começar.

Neste exercício, ensinaremos você a importar dados, personalizar o estilo do seu mapa e compartilhá-lo. Usaremos conjuntos de dados oferecidos pelo MAPA Project e pela Shark Spotters com as localizações de Shark Spotters (pessoas treinadas que observam o mar em busca de tubarões) no litoral de False Bay, na África do Sul, bem como todos os pontos de aparição de tubarões brancos entre 8 de setembro de 2012 e 22 de fevereiro de 2013. Seu mapa concluído será parecido com o do exemplo acima.

  1. Faça o download dos dois arquivos abaixo no seu computador. Eles serão usados como conjuntos de dados de amostra durante este tutorial:

    • sharksightings.csv: esse arquivo contém os pontos de aparição de tubarões brancos entre 8 de setembro de 2012 e 22 de fevereiro de 2013. Inclui local da praia, data, hora e localização.
    • sharkspotter-beaches.csv: esse arquivo contém os locais das praias onde os observadores de tubarões estão posicionados, seja um local permanente ou temporário de observação, e uma breve descrição.


Importar seus dados

  1. Faça login na sua Conta do Google

  2. Vá para o Google My Maps: https://www.google.com/mymaps

  3. No pop-up de boas vindas, selecione Criar um novo mapa:

    Image

  4. Clique no texto Mapa sem título para editar o título e a descrição do mapa. Nesse caso, disponibilizamos o texto abaixo para você copiar e colar na caixa de diálogo Título do mapa:

    Pontos de aparição e locais de observadores de tubarões

  5. Copie e cole o texto abaixo na caixa de diálogo Descrição:

    Este mapa mostra o local dos observadores de tubarões ao longo da costa de False Bay, na África do Sul, bem como todos os pontos de aparição de tubarões brancos entre 8 de setembro de 2012 e 22 de fevereiro de 2013. Os observadores de tubarões estão posicionados em pontos estratégicos ao longo da Península do Cabo. Um observador fica na montanha com óculos de sol polarizados e binóculos. Esse observador permanece em contato por rádio com outro observador na praia. Se um tubarão é visto ao longo da praia, o observador soa uma sirene e levanta uma bandeira com um código de cores específico e, dependendo de qual for, os nadadores são solicitados a sair da água.

  6. No menu, selecione Importar:

    Importar mapa

  7. Selecione o arquivo sharksightings.csv no seu computador. Esta será a primeira camada de dados que enviaremos.

    Dica: você também pode importar um arquivo XLSX ou do Planilhas Google. Além disso, é possível fazer o upload de uma tabela com até 2.000 linhas (veja os limites e formatos dos dados compatíveis aqui).

  8. Após o upload dos dados, será solicitado que você selecione as colunas com as informações de localização, de modo que os dados sejam colocados corretamente no mapa (por exemplo, colunas com informações de latitude e longitude). Neste exemplo, selecione as colunas _Lat e Long e clique em Continuar. Passe o cursor sobre os pontos de interrogação para ver os dados de amostra da respectiva coluna.

    Dica: se você não tiver informações de latitude e longitude, use endereços nas colunas.

    Selecionar a coluna de local

  9. Agora, selecione a coluna que gostaria de usar para atribuir um título aos marcadores. Para este exemplo, selecione a coluna Data e pressione Concluir:

    Selecionar a coluna de rótulo

  10. Você verá os dados como uma camada no menu e os pontos representados no mapa. Para alterar o nome dela, basta selecionar o texto do nome da camada, que será o nome do arquivo por padrão. Neste exemplo, altere-o para Pontos de aparição: 08/09/2012 para 22/02/2013.

    Image

  11. Agora, vamos fazer o upload da segunda camada de dados. Clique em Adicionar camada.

    Repita as etapas de 6 a 9 usando o arquivo sharkspotter-beaches.csv do seu computador. Selecione as colunas Lat e Long como coluna de localização e a coluna Nome da praia para atribuir títulos aos marcadores.

  12. As duas camadas poderão ser vistas no menu e representadas no mapa. Selecione o texto do título da camada e altere o nome para Praias com observadores de tubarões.

    Image

Em seguida, você aprenderá a definir o estilo dos pontos no mapa.


Personalizar seu mapa

Personalizar os pontos do seu mapa

Comece personalizando a camada de "Pontos de aparição", alterando o marcador azul padrão para um ícone de barbatana de tubarão.

  1. Acesse a camada de mapa "Pontos de aparição" no menu.

  2. Passe o cursor sobre o texto Todos os itens (69). Um ícone de lata de tinta aparecerá no lado direito. Selecione-o.

  3. Ao fazer isso, você abrirá um menu com opções de ícones, incluindo cores e formas.

  4. Selecione Mais ícones e veja várias formas de ícone para escolher.

    Image

  5. Em Mais ícones, selecione o ícone de barbatana de tubarão Image. Os marcadores azuis passarão a aparecer no mapa com esse ícone.

    Image

Em seguida, personalize os pontos na camada de dados Praias com observadores de tubarões. Aqui, é possível dividir os pontos em duas categorias, praias com observadores de tubarões Permanentes e Temporários, informações já associadas a cada local no arquivo CSV, e usar dois ícones de mapa diferentes.

  1. Clique na camada Praias com observadores de tubarões no menu e selecione Estilos individuais.

  2. Use o menu suspenso "Agrupar lugares por" para selecionar Estilo por coluna de dados: Tipo. Depois, escolha Categorias.

  3. Passe o cursor sobre o texto Permanente e selecione o ícone de lata de tinta cinza que aparecer.

    Em Mais ícones, selecione o ícone do homem Image. Agora você verá esses ícones no seu mapa.

    Image

  4. Passe o cursor sobre o texto Temporário e selecione o ícone de lata de tinta cinza que aparecer. Em Mais ícones, selecione o ícone do homem caminhando Image. Agora, você verá esses ícones no seu mapa:

    Image

Dica: você pode criar e adicionar seus próprios ícones ao mapa. Saiba mais na Central de Ajuda.

Alterar o estilo do seu mapa base

  1. No menu do mapa, acesse a camada Mapa base.

  2. Selecione o ícone de seta para baixo para abrir um menu de estilos do mapa base.

  3. Selecione uma miniatura para alterar o estilo do mapa base. Neste exemplo, selecione a miniatura no canto inferior esquerdo de Massa terrestre clara.

    Image

  4. Clique em qualquer lugar do mapa para recolher o menu do mapa base.


Editar os dados do seu mapa

Você pode facilmente fazer alterações nos dados do mapa a qualquer momento durante o processo de criação. Talvez você queira fazer isso se notar um erro de digitação ou se quiser adicionar informações extras às janelas de informações. Abaixo, você aprenderá a editar os dados do mapa.

Você percebeu um erro de digitação nos dados de Muizenberg na camada "Praias com observadores de tubarões". Está escrito "Observatores de tubarões".

Para editar os dados, faça o seguinte:

  1. Clique no ícone de lápis na janela de informações. Você pode editar os dados diretamente nessa janela.

  2. Você também pode fazer alterações nos dados usando a visualização de tabela de dados. Na camada Praias com observadores de tubarões, clique no menu suspenso da camada, indicado pelos três pontos. Selecione Abrir tabela de dados para exibir esta visualização:

    Image

  3. Para fazer alterações nos dados, clique em qualquer campo na visualização de tabela:

    Image

A tabela e as janelas de informações dos locais do mapa são sincronizadas. Portanto, todas as alterações feitas serão implementadas nos dois locais. Você também pode adicionar linhas à tabela para exibir mais informações ou excluir uma linha existente.

Dica: se você alterar o conteúdo de uma coluna de local, a localização será corrigida automaticamente conforme as mudanças no mapa.


Usar rótulos nos seus dados

Você pode exibir rótulos ou "títulos" ao lado dos elementos do mapa usando o recurso "Rótulo". O rótulo do elemento será retirado de uma coluna nos dados especificados.

  1. Na camada Praias com observadores de tubarões no menu, clique em Estilo aplicado por tipo:

  2. No menu suspenso Definir rótulos, selecione Nome da praia:

  3. Você verá os pontos nos dados de Praias com observadores de tubarões marcados com o nome da praia correspondente:

    Image


Compartilhar e incorporar seu mapa

Há muitas opções para compartilhar o mapa com outras pessoas. Todos os mapas são particulares por padrão (apenas você como o criador do mapa pode visualizá-lo ou editá-lo). Veja a seguir como tornar o mapa público e incorporá-lo ao seu site, além de como trabalhar com colegas no mapa.

  1. Clique no botão Compartilhar no menu do mapa.
  2. Em “Quem tem acesso”, selecione Alterar. Você verá opções para deixar o mapa visível para “Pessoas específicas” (ou privado), “Qualquer pessoa com o link” ou “Público na Web”.

    Compartilhar mapa

    Se você optar por tornar o mapa público, poderá refinar ainda mais as configurações de compartilhamento para deixar o mapa apenas visível ou editável.

    Compartilhar mapa

    Dica: quer compartilhar o mapa com uma pessoa que não tem uma Conta do Google? Copie o URL do mapa e mude a palavra "editar" no URL para "visualizar" antes de enviá-lo. Assim, não será necessário fazer login.

Colaborar com os colegas:

  1. Clique no botão Compartilhar no menu do mapa.
  2. Em "Adicionar pessoas" na parte inferior do menu, insira os endereços de e-mail das pessoas com quem você gostaria de compartilhar o mapa diretamente ou escolha entre seus contatos. É possível selecionar se os convidados poderão editar o mapa ou apenas visualizá-lo.

    Adicionar colaboradores

Dica: para adicionar rapidamente vários colaboradores ao mapa, compartilhe-o com um Grupo do Google. Todos os membros do grupo terão acesso ao mapa e, se você adicionar novas pessoas, elas também terão acesso a ele.

Incorporar seu mapa:

  1. Primeiro, verifique se o mapa tem o status "Público na Web". Botão Compartilhar > Quem tem acesso > Alterar > Público na Web > Salvar.
  2. Volte para o mapa e selecione o menu suspenso indicado pelos três pontos ao lado do botão Compartilhar.
  3. Selecione Incorporar a meu site.
  4. Copie e cole o HTML no código-fonte do seu site. Você pode personalizar a altura e a largura do mapa.

Dica: é possível definir uma visualização padrão para o mapa. Assim, você tem mais controle sobre qual parte dele será exibida quando um usuário visitá-lo pela primeira vez. Para definir esse recurso, posicione o mapa no seu navegador. Em seguida, vá para o menu suspenso do mapa, indicado pelos três pontos ao lado do botão "Compartilhar", e selecione Definir visualização padrão.

Parabéns! Você aprendeu a importar dados, personalizar estilos e compartilhar seu mapa usando o Google My Maps.


Mais com o Google My Maps

Pesquisar e filtrar os dados

Na camada Pontos de aparição, vá para o menu suspenso da camada, indicado pelos três pontos, e selecione Abrir tabela de dados:

Use a caixa de pesquisa para filtrar e pesquisar estes dados:

Pesquisar na tabela de dados

Adicionar pontos, linhas, polígonos e rotas ao mapa

Desenhe à mão pontos, linhas e polígonos no seu mapa com as ferramentas de desenho. Clique no ícone de mão e pare de desenhar. Você também pode salvar rotas de carro, bicicleta ou a pé no mapa. Use o ícone de régua para medir distâncias e áreas.

Desenho à mão

Uso do My Maps em dispositivos móveis

Usando seu dispositivo móvel, você pode abrir o My Maps a qualquer hora para ver e editar seus mapas. Você também pode acessar os mapas no [Google Maps para dispositivos móveis] (https://support.google.com/gmm/).

Desenho à mão


Discussão e feedback

Alguma dúvida sobre este tutorial? Gostaria de nos enviar algum comentário? Acesse a Comunidade de Ajuda do Google Earth para discuti-lo com outras pessoas.


Próximos passos