Como usar Links de rede de modo eficaz

Os Links de rede permitem que você conte histórias mais complexas e dinâmicas com seus arquivos KML. Eles permitem que você faça muitas outras coisas, como manter o conteúdo atualizado ou alterá-lo em resposta a uma ação do usuário. Para saber mais sobre como especificar Links de rede, confira a Referência do KML.

Este tutorial explica como os Links de rede deixam suas histórias mais interessantes.

Conteúdo do tutorial

Pré-requisitos

  • Em abril de 2017, lançamos o Google Earth para Web, que permite acessar o Earth em navegadores. No entanto, este tutorial exige que o Earth esteja instalado no computador. Faça o download da versão mais recente aqui.

Usar o KML como favorito

De maneira geral, um arquivo KML com um Link de rede funciona como um gateway para o conteúdo no seu servidor. Os usuários fazem o download do arquivo KML apenas uma vez e veem o conteúdo sempre atualizado, mesmo que você atualize depois que eles fizerem o download.

Na verdade, muitos proprietários de conteúdo preferem que os usuários façam o download de um arquivo KML com apenas um Link de rede. O arquivo KML tem algumas semelhanças com os itens favoritos de um navegador da Web, já que possibilita ao usuário acessar rapidamente o conteúdo desejado e permite ao proprietário atualizar o conteúdo à vontade. Outro benefício é que o download inicial do arquivo KML é sempre rápido.


Carregar grandes conjuntos de dados

Assim como as regiões, os Links de rede usam um mecanismo avançado para fazer o download de partes pequenas de arquivos multimídia grandes somente quando são absolutamente necessários. Para mais informações sobre essa técnica, consulte a documentação da seção de regiões em Carregamento "inteligente" de links de rede com base na região.


Exemplo: modelos em 3D

Os modelos 3D oferecem representações mais realistas de estruturas e objetos aos seus arquivos KML. No entanto, eles também podem ser muito grandes e resultar em downloads lentos se você incluir todos em um único arquivo KMZ.

Uma solução é incluir links para seus modelos 3D nos balões de marcador de local. No entanto, isso exige que os usuários abram os marcadores e cliquem nos links. É recomendável que os modelos apareçam no contexto geoespacial enquanto os usuários exploram a área.

Um Link de rede com o valor onRegion para viewRefreshMode é a melhor solução porque permite que os usuários façam o download de modelos sob demanda, de acordo com os lugares que visualizarão no Google Earth.


Exemplo: sobreposições

Um desafio semelhante ocorre com imagens muito grandes. Se você quiser incluir grandes sobreposições de imagens, é possível usar o Link de rede com base na região. Quando o usuário diminui o zoom, imagens de baixa resolução são exibidas, e quando ele aumenta o zoom em uma região específica, são exibidas imagens de alta resolução. Com os Links de rede, é possível carregar rapidamente as seções da imagem de que você precisa.

Para aprender a usar essa técnica, confira a seção de sobreposições da documentação de regiões.


Usar dados em tempo real

Depois que um usuário faz o download do arquivo KML, mesmo que ele não visualize uma região específica, convém atualizar o conteúdo porque ocorreram mudanças. Talvez você receba dados em tempo real de sensores ou esteja monitorando os resultados das pesquisas de boca de urna em um dia de eleição.

Os Links de rede permitem que você atualize o conteúdo com base no tempo decorrido. Ao usar refreshMode e refreshInterval ou expires, você pode atualizar após alguns segundos ou quando um prazo expirar.

O que é possível fazer com a atualização? Você pode recarregar todo o arquivo por trás do Link de rede original ou alterar somente as seções no KML que tiveram mudanças. Talvez você só atualize os marcadores de local de sensor que têm dados novos ou os distritos com uma nova contagem de votos.


Discussão e feedback

Alguma dúvida sobre este tutorial? Gostaria de nos enviar algum comentário? Acesse a Comunidade de Ajuda do Google Earth para discuti-lo com outras pessoas.


Próximos passos

– Veja todos os tutoriais. – tutorial do Link de rede no blog de Frank Taylor sobre o Google Earth.