Como criar pacotes de conteúdo em um arquivo KMZ
As melhores histórias contadas no Google Earth tendem a usar imagens. Os arquivos KMZ são uma ótima maneira de agrupar marcadores e as imagens a que eles fazem referência. Neste tutorial, você aprenderá a aproveitar ao máximo os arquivos KMZ.
Conteúdo do tutorial
-
Pré-requisitos
-
O que é um arquivo KMZ?
-
Quando usar o formato de arquivo KMZ
-
Desenvolva o conteúdo como um arquivo KML simples.
-
Publique o conteúdo como um arquivo KMZ.
-
Como decidir sobre o tipo de projeto
-
Dicas para projetos dependentes da Web
-
Dicas para projetos independentes
-
Alguns avisos
-
Discussão e feedback
-
Próximos passos
Pré-requisitos
Em abril de 2017, lançamos o Google Earth para Web, que permite acessar o Earth em navegadores. No entanto, este tutorial exige que o Earth esteja instalado no computador. Faça o download da versão mais recente aqui.
O que é um arquivo KMZ?
Os arquivos KMZ são muito parecidos com os ZIP. Eles permitem que você crie um pacote com vários arquivos, compactando o conteúdo para tornar o download mais rápido. Se você quiser, pode agrupar imagens no seu arquivo KML.
É fácil criar arquivos KMZ usando o Google Earth. É possível salvar um marcador de local ou uma pasta do seu painel "Lugares" como um arquivo KMZ ou KML. O processo é parecido ao modo como os navegadores permitem salvar páginas da Web completas, incluindo imagens e folhas de estilo, ou somente o HTML no caso de uma única página.
Veja um vídeo que apresenta algumas informações básicas sobre os arquivos KMZ usando o Google Earth Pro:
“Saiba como os arquivos KMZ podem ser úteis para o conteúdo do Google Earth
”Quando usar o formato de arquivo KMZ
Veja algumas dicas gerais sobre quando usar o KML em vez do KMZ e vice-versa. Apresentaremos apenas algumas orientações, mas você pode escolher livremente a melhor abordagem para cada caso.
Desenvolva o conteúdo como um arquivo KML simples.
Ao iniciar um novo projeto, é recomendável organizar as imagens usadas em poucas pastas, mas não se preocupe em criar um pacote com seu trabalho no formato KMZ por enquanto.
Publique o conteúdo como um arquivo KMZ.
Quando estiver tudo pronto para distribuir seu conteúdo, seja publicando um arquivo na Web, enviando um e-mail com anexo a um colega ou preparando uma apresentação ao vivo, salve seu arquivo KML e todas as imagens que quiser incluir como um arquivo KMZ.
Para preparar um arquivo KMZ, não é necessário incluir imagens. Um arquivo KMZ pode ser simplesmente uma versão compactada de um arquivo KML sem os arquivos multimídia. Em qualquer caso, será um arquivo menor, com download mais rápido.
Como decidir sobre o tipo de projeto
Antes de iniciar um novo projeto usando o Google Earth, pense no objetivo dele:
-
Se quiser que seu arquivo KML faça referência a imagens na Web, você precisará de um projeto dependente da Web.
-
Se você pretende apresentar o projeto em um ambiente sem conexão com a Internet ou quiser distribuir seu conteúdo a um grupo particular, precisará de um projeto independente.
Dicas para projetos dependentes da Web
Algumas vezes, seus marcadores de local precisarão fazer referência a imagens na Web. Esse processo será útil se as imagens tiverem que ser atualizadas com frequência, se você quiser incluir imagens atribuídas de outro site ou se quiser apenas reduzir o tamanho do download do arquivo KMZ.
Veja algumas dicas para o uso de imagens da Web no seu arquivo KML:
-
Publique todas as imagens usadas pelos marcadores em um local de acesso público do seu servidor da Web
-
Se você quer ver seu KML ou KMZ no Google Earth (v9) para Web, o servidor que hospeda suas imagens e outros arquivos precisa fornecer os cabeçalhos CORS apropriados, ou o Earth para Web não poderá acessá-los. Seu webmaster saberá ajudar com essa questão.
-
No arquivo KML, referencie cada imagem do seu site usando o caminho absoluto. Um caminho absoluto é o URL completo para uma imagem, como http://www.google.com/images/google_sm.gif, que é diferente do caminho relativo, como images/google_sm.gif.
-
Crie um arquivo KMZ que inclua somente seu arquivo KML.
-
Publique o novo arquivo KMZ no servidor da Web.
Veja o exemplo neste vídeo simples, que mostra como criar um arquivo KMZ (sem incluir imagens) e publicá-lo na Web:
“Como usar arquivos KMZ para projetos dependentes da Web
”Veja aqui alguns links e recursos mencionados no vídeo:
-
Software para arquivos ZIP: 7-Zip, Stuffit, The Unarchiver
-
Software de edição HTML: Adobe Dreamweaver, Nvu, Mozilla Composer
Dicas para projetos independentes
Se você está planejando enviar seu conteúdo a um grupo particular ou apresentá-lo em um local com acesso limitado ou sem acesso à Internet, agrupe as imagens referentes aos marcadores de local no arquivo KMZ final. O Google Earth já faz isso automaticamente se as imagens usadas nos marcadores de local estiverem no disco rígido do seu computador.
Antes de começar a criar um projeto independente, leia a seção sobre projetos dependentes da Web acima.
Confira aqui algumas dicas:
-
Verifique se todas as imagens que você quer incluir no seu arquivo KMZ estão salvas no computador.
-
Se você copiou as imagens da Web para o computador, verifique se os marcadores de local fazem referência às imagens no disco rígido, e não às originais na Web.
-
Usando o Google Earth, crie um arquivo KMZ que leia o arquivo KML e colete automaticamente do seu disco rígido as imagens necessárias para o arquivo KMZ.
-
Envie um e-mail aos seus colegas com o novo arquivo KMZ anexo.
Veja este vídeo com um exemplo de como criar um KMZ com imagens incluídas. O vídeo está dividido em 2 partes:
“Como usar arquivos KMZ para projetos off-line (1/2)
” “Como usar arquivos KMZ para projetos off-line (2/2)
”Alguns avisos
Com as dicas acima, você poderá evitar algumas das armadilhas e dúvidas mais comuns. Cada opção para criar arquivos KMZ tem vantagens e desvantagens. Veja alguns cuidados que você deve tomar para minimizar possíveis problemas:
-
Se algum dos marcadores de local fizer referência a imagens no seu site usando URLs relativos (como "images/myphoto.jpg"), elas não serão exibidas corretamente no Google Earth. Na maioria dos casos, os caminhos relativos devem ser usados apenas para fazer referência a imagens salvas no arquivo KMZ.
-
Se você criar um arquivo KMZ com a opção Salvar como no Google Earth, ele incluirá apenas imagens que estão no seu computador. Mídias da Web não farão parte do pacote.
Se você fizer o download de um arquivo KMZ e depois salvá-lo como KML, seus marcadores de local farão referência às imagens no arquivo KMZ original. Outras pessoas que tentarem usar o novo arquivo KML não verão as imagens, porque elas estarão no seu computador e não no arquivo KMZ.
Discussão e feedback
Alguma dúvida sobre este tutorial? Gostaria de nos enviar algum comentário? Acesse a Comunidade de Ajuda do Google Earth para discuti-lo com outras pessoas.