Como importar dados de GPS (Sistemas de Posicionamento Global) no Google Earth para computador
Conteúdo do tutorial
-
Pré-requisitos
-
Vamos começar.
-
Importar dados do seu dispositivo GPS portátil
-
Importar dados do GPS de um arquivo
-
Ver e salvar seus dados do GPS
-
Discussão e feedback
-
Próximos passos
Pré-requisitos
Não é preciso entender de programação.
Em abril de 2017, lançamos o Google Earth para Web, que permite acessar o Earth em navegadores. No entanto, para este tutorial, você precisará do Google Earth Pro para computador. Faça o download da versão mais recente aqui.
Vamos começar.
Abra o Google Earth.
Se você tiver dados armazenados em um dispositivo GPS portátil Garmin ou Magellan, conecte-o ao computador via porta serial ou USB e ligue-o. Esses dados serão utilizados na próxima seção.
Você também precisará de alguns dados do GPS para fazer testes mais adiante no tutorial. Clique com o botão direito do mouse e salve o arquivo GPS_track_Save-the-Elephants.gpx no seu computador para fazer o download do conjunto de dados de amostra. Esses dados foram compartilhados pela Save the Elephants para uso neste tutorial.
Importar dados do seu dispositivo GPS portátil
Confirme que seu dispositivo GPS portátil Garmin ou Magellan está conectado ao computador via porta serial ou USB e ligado.
Observação: se você estiver usando uma conexão USB, pode ser necessário instalar o driver do dispositivo GPS. Ele pode ser encontrado no CD que acompanha o aparelho ou no site do fabricante.
Acesse o menu Ferramentas e selecione GPS.
Na janela Importação de GPS, acesse a guia Importar e selecione seu dispositivo: Garmin ou Magellan.
Marque as caixas se quiser importar waypoints, rotas e/ou trajetos.
Clique em Importar. Seus dados serão baixados do seu dispositivo diretamente para o Google Earth, onde poderão ser visualizados e salvos, conforme descrito abaixo.
Para este tutorial, você pode importar e usar o arquivo GPS_track_Save-the-Elephants.gpx salvo anteriormente. Veja abaixo como importar dados de GPS de um arquivo.
Os dados importados de um dispositivo GPS portátil podem ser animados porque têm carimbos de data e hora informando quando foram coletados. Basta selecionar os dados do GPS no painel "Lugares" e clicar em "Reproduzir" nos controles de tempo.
Para salvar os dados do GPS em um arquivo KML, clique com o botão direito do mouse na pasta de dados do GPS, no painel "Lugares", e selecione Salvar lugar como.... Outra alternativa é selecionar os dados do dispositivo GPS no painel "Lugares", acessar o menu Arquivo e clicar em Salvar lugar como....
Dicas
- Também é possível receber dados do dispositivo GPS em tempo real. Por exemplo, se você sair a campo com um laptop, poderá ver sua localização atual no Google Earth. Na caixa de diálogo Importação de GPS, selecione a guia Tempo real para ver as opções de visualização de dados ao vivo. Confira se o dispositivo GPS está conectado e transmitindo dados por um dos protocolos compatíveis. O NMEA é o mais comum.
- Antes de desconectar seu laptop da Internet e ir a campo, use o Google Earth para ver os lugares que você visitará e ter uma vista aérea dos arredores. Com isso, as imagens relevantes ficarão salvas em cache no seu disco rígido.
Importar dados do GPS de um arquivo
Se você tiver dados do GPS armazenados no formato GPX ou outro tipo de arquivo, poderá abri-los no Google Earth. Além disso, se você tiver um dispositivo GPS que não faz conexão direta com o Google Earth, mas exporta dados para um arquivo, será possível ver esses dados no Google Earth. Leia as instruções fornecidas com seu dispositivo GPS e saiba como exportar dados para o computador. Você também pode usar um software de terceiros como o GPS Babel para fazer o download do arquivo GPX no seu computador.
Se você não tiver um arquivo, faça o download desta amostra oferecida pela "Save the Elephants". Clique com o botão direito do mouse e salve o arquivo GPS_track_Save-the-Elephants.gpx. Os formatos compatíveis são .gpx, .loc e .mps.
Acesse o menu Arquivo, e selecione Abrir...
Na janela Abrir, selecione Gps (.gpx, .loc, *.mps) na lista Arquivos do tipo: para alterar para o tipo de arquivo do GPS.
Navegue até o local apropriado no seu computador e selecione o arquivo GPS.
Clique no botão Abrir para iniciar o processo de importação.
Na caixa de diálogo Importação de dados do GPS exibida, selecione Criar KML Tracks. Em seguida, selecione Criar KML LineStrings e Ajustar altitudes à altura do solo.
Clique em OK. O arquivo será importado e poderá ser visto e salvo no formato KML no Google Earth, conforme descrito abaixo.
Depois de carregar os dados do GPS no Google Earth, é possível editar marcadores de local de waypoint e rotas, além de inserir mais informações sobre esses itens nos balões.
Ver e salvar seus dados do GPS
Depois de carregar os dados do GPS no Google Earth, é possível editar marcadores de local de waypoint e rotas, além de inserir mais informações sobre esses itens nos balões. Para editar um elemento no Google Earth, clique nele com o botão direito do mouse no visualizador em 3D ou no painel "Lugares" e selecione Propriedades (Windows) ou Obter informações (Mac).
Os dados importados de um dispositivo GPS portátil podem ser animados porque têm carimbos de data e hora informando quando foram coletados. Basta selecionar (destacar) a pasta dos dados do GPS no painel "Lugares" e clicar em "Reproduzir" nos controles de tempo.
Para salvar dados do GPS em um arquivo KML no seu disco rígido, clique com o botão direito (no Mac, pressione Ctrl e clique) na pasta de dados do GPS, no painel "Lugares", e selecione Salvar lugar como.
A imagem abaixo mostra o resultado final da rota do GPS de um elefante que a Save the Elephants monitora.
Discussão e feedback
Alguma dúvida sobre este tutorial? Gostaria de nos enviar algum comentário? Acesse a [Comunidade de Ajuda do Google Earth] (https://support.google.com/earth/community) para discuti-lo com outras pessoas.
Disponibilizamos outras informações sobre a importação de dados de GPS no guia do usuário do Google Earth aqui.