Como importar dados de SIG (Sistemas de Informações Geográficas) no Google Earth para computador

Conteúdo do tutorial

Pré-requisitos

  • Não é preciso entender de programação.

  • Em abril de 2017, lançamos o Google Earth para Web, que permite acessar o Earth em navegadores. No entanto, esse tutorial exige que o Google Earth Pro para computador esteja instalado. Faça o download da versão mais recente aqui.

Vamos começar.

  1. Abra o Google Earth Pro.

  2. Faça o download dos seguintes conjuntos de dados para usar neste exercício: Rivers_in_SEAsia_shapefile.zip e LandCover_in_SEAsia_grid.zip. Descompacte os dois arquivos em uma pasta no seu computador.


Importar um shapefile SIG ou outro conjunto de dados vetoriais

    1. Selecione Importar... no menu "Arquivo".

    No menu "Arquivo", selecione "Importar".

  1. Selecione o tipo de arquivo dos seus dados no menu Arquivos do tipo:. Para este exemplo, selecione "ESRI Shape (*.shp)" no menu de tipo de arquivo, selecione Rivers_in_Southeast_Asia.shp e clique em "Abrir".

    Se você tiver dados .tab do MapInfo, selecione MapInfo (.tab) no menu Arquivos do tipo, escolha seu arquivo TAB e clique em Abrir*.

    Selecione o tipo de arquivo ESRI Shapefile ou outro formato, se necessário.

  2. Uma mensagem será exibida informando que o arquivo contém mais de 2.500 elementos e que isso pode prejudicar o desempenho do aplicativo.

  3. Quando essa mensagem aparecer, você poderá importar apenas uma amostra, restringir para sua visualização atual ou importar tudo.

    Veja as opções e clique em "Importar tudo".

  4. Clique no botão Importar tudo.

  5. Uma mensagem será exibida perguntando se você gostaria de criar um modelo de estilo. Clique em Sim.

    Selecione "Sim" para aplicar um modelo de estilo.

  6. Na próxima caixa de diálogo Configurações do modelo de estilo, você criará um modelo com cores, etiquetas e ícones para os rios.

  7. Na guia Nome, escolha o campo no shapefile que você quer usar para as etiquetas de nome dos dados no Google Earth. Abra a tabela de visualização se quiser ver qual campo inclui o conteúdo a ser usado para as etiquetas.

    Para este exemplo, selecione "NAM" no menu suspenso. Este é o campo no shapefile que contém os nomes dos rios.

    Na guia "Nome", selecione o campo apropriado.

  8. Na guia "Cor", selecione Usar uma única cor e clique na amostra de cores à direita. As configurações de cores serão exibidas.

  9. Na caixa de diálogo Selecionar cor, escolha uma cor para o conjunto de dados de rios. Neste exemplo, selecione uma cor azul e clique em OK.

    Selecionar uma cor para o conjunto de dados

  10. Na guia "Altura", selecione Prender elementos ao solo. Isso manterá os rios presos ao solo, seguindo o terreno.

  11. Clique em OK para concluir o estilo.

  12. Uma caixa de diálogo será exibida perguntando se você gostaria de salvar o modelo que acabou de criar. Se quiser salvá-lo para uso futuro, clique em Salvar. Caso contrário, clique em Cancelar. Para este exemplo, clique em Salvar.

    Você pode salvar as configurações de estilo em um arquivo.

  13. Seus dados de SIG foram convertidos em KML e agora aparecem no Google Earth. O KML também é exibido no painel "Lugares" na pasta Lugares temporários. Para salvar o arquivo e usá-lo em sessões futuras do Google Earth, selecione e arraste-o para sua pasta Meus lugares antes de fechar o app.

    Image

  14. Depois de importar o conjunto de dados vetoriais, você poderá otimizar seu arquivo e limitar o número de pontos exibidos em altitudes mais altas usando a ferramenta Regionalizar e seguindo estas etapas:

    • Salve o conjunto de dados vetoriais importado como KML e escolha "Regionalizar" no menu "Ferramentas".
    • Procure seu KML salvo para o arquivo de entrada. Em seguida, escolha uma pasta de saída em que você quer salvar os arquivos regionalizados.
    • Marque a opção "Abrir arquivos regionalizados ao concluir" e clique em "Regionalizar". Agora, ao aumentar o zoom, você verá cada vez mais pontos.

Importar GeoTIFF ou outro conjunto de dados raster

  1. Para importar um conjunto de dados raster, selecione Importar... no menu Arquivo. Selecione o formato apropriado na parte inferior do menu "Tipo de arquivo", escolha o arquivo que você quer importar e clique em Abrir. Para este exemplo, clique no tipo _GeoTIFF (.tif)_, selecione o arquivo LandCover_SEAsia.tif e clique em Abrir*.

    Abra um arquivo GeoTiff.

  2. Se a sua imagem importada for maior que o tamanho máximo aceito pelo hardware, você poderá escolher entre as opções abaixo:

    • Clique em Criar sobreposição... para importar imagens grandes, dividi-las em blocos e dimensioná-las automaticamente de acordo com seu nível de zoom.
    • Clique em Escala e redimensione para o tamanho máximo aceito.
    • Clique em Cortar para ver apenas um subconjunto de resolução total da imagem.

    Para este tutorial, selecione Escala para importar uma única imagem com resolução um pouco mais baixa.

    Escolher escala

  3. Na caixa de diálogo Nova sobreposição de imagem, dê um nome à sobreposição e clique em OK.

    Nomear a sobreposição de imagem

  4. Como a referência geográfica do conjunto de dados raster se baseia em um sistema de coordenadas, ele é colocado automaticamente no local apropriado. O GeoTIFF da cobertura do solo foi importado para o Google Earth e fica no painel "Lugares".

    Veja a sobreposição importada no mapa.

Além de importar dados de SIG para o Google Earth Pro, você também pode usar muitas outras ferramentas e softwares para converter dados de SIG em arquivos KML que serão utilizados no Google Earth. Os softwares SIG, como QGIS, ESRI ArcGIS e MapInfo, têm ferramentas que exportam dados de SIG em formato KML para aplicação no Google Earth.

  • O QGIS é um software SIG de código aberto que oferece várias ferramentas e plug-ins para KML.

  • O ESRI ArcGIS contém ferramentas no ArcToolbox ("Ferramentas de conversão > Para KML") para conversão de dados de SIG vetoriais e raster em KML.

  • O MapInfo Professional tem um utilitário de vinculação com o Google Earth.

  • O ogr2gui é um utilitário que converte vários formatos, incluindo shapefiles em KML.


Discussão e feedback

Alguma dúvida sobre este tutorial? Gostaria de nos enviar algum comentário? Acesse a Comunidade de Ajuda do Google Earth para discuti-lo com outras pessoas.


Próximos passos