Como criar anotações no Google Earth para computador
Conteúdo do tutorial
-
Pré-requisitos
-
Vamos começar.
-
Adicionar marcadores de local
-
Adicionar caminhos
-
Adicionar polígonos
-
Organize seus locais com pastas
-
Incorporar imagens nos seus balões
-
Incorporar vídeos do YouTube nos seus balões
-
Salve seu projeto e compartilhe com outros
-
Discussão e feedback
-
Próximos passos
Pré-requisitos
Não é preciso entender de programação.
Em abril de 2017, lançamos o Google Earth para Web, que permite acessar o Earth em navegadores. No entanto, este tutorial exige que o Earth esteja instalado no computador. Faça o download da versão mais recente aqui.
Vamos começar.
Abra o Google Earth Pro no seu computador. Você pode fazer o download da versão mais recente aqui.
No painel "Pesquisar", insira "White Mountains, Bishop, CA 93514" na caixa de diálogo "Voar para" e clique em .
O Google Earth levará você até a região de White Mountains.
Clique no "X" abaixo do painel de pesquisa para remover todos os resultados do mapa:
Encontre a barra de ferramentas acima do visualizador em 3D:
Cada botão na barra de ferramentas tem uma finalidade. Encontre as ferramentas para criar um marcador de local, um caminho e um polígono:
É hora de adicionar dados.
Adicionar marcadores de local
Clique no botão Adicionar marcador de local na barra de ferramentas. Um marcador será adicionado automaticamente ao Google Earth. Também será exibida a caixa de diálogo Novo marcador.
Para mover a localização do seu marcador, clique e arraste o ícone ou digite a latitude e a longitude na caixa de diálogo Novo marcador.
Na caixa de diálogo Novo marcador, insira um nome para o marcador no campo Nome. Neste exemplo, o nome será "Pinheiros bristlecone".
Insira uma descrição para o marcador de local no campo Descrição. Ela será exibida quando um usuário clicar no marcador. Neste exemplo, a descrição será "Esta é uma das árvores mais antigas do mundo".
Clique no botão de ícone no canto superior direito da janela, escolha um ícone para seu marcador de local e pressione OK. Neste exemplo, vamos escolher um ícone de árvore.
Clique na guia Estilo/Cor e escolha cor, escala (ou tamanho) e opacidade para o ícone e o texto do marcador de local. Neste exemplo, vamos mudar a cor do rótulo para verde.
Depois de criar seu marcador de local, clique em OK. Ele será exibido no painel "Lugares". Ao clicar no ícone do marcador ou no hiperlink do nome no Google Earth, um balão pop-up é exibido com o nome e a descrição do seu marcador de local.
Dicas
Para editar o local, o nome ou a descrição de um marcador, clique nele com o botão direito, no visualizador em 3D ou no painel "Lugares", e escolha Propriedades (em um PC) ou Mais informações (em um Mac). Clique e arraste o ícone para alterar o local ou edite o nome e a descrição e, depois, clique em OK.
Adicionar caminhos
Clique no botão Adicionar caminho na parte superior esquerda do seu mapa. A caixa de diálogo Novo caminho será exibida, e o cursor mudará para .
Clique em uma série de lugares no mapa para formar um caminho. Cada vez que você clica, um novo nó é adicionado a ele. Também é possível clicar e arrastar para criar nós frequentes, tornando o caminho mais suave. Neste exemplo, criaremos um caminho marcando a trilha de árvores.
Na caixa de diálogo Novo caminho, insira um nome para o caminho no campo Nome. Neste exemplo, o nome será "Trilha de árvores".
Clique na guia Estilo/Cor e escolha cor, largura e opacidade para o caminho. Neste exemplo, vamos escolher verde-escuro, largura de 5,0 e opacidade de 75%.
Dicas
Para ver um tour do caminho e sobrevoar o trajeto, clique no botão _Reproduzir passeio:
Para editar o local, o nome ou a descrição de um caminho, clique nele com o botão direito, no visualizador em 3D ou no painel "Lugares", e escolha Propriedades (em um PC) ou Mais informações (em um Mac). Depois, você pode editar o título e a descrição e clicar em OK. Clique com o botão direito do mouse para excluir os nós criados recentemente. Também é possível clicar e arrastar todos os nós para remodelar o caminho.
Adicionar polígonos
Clique no botão Adicionar polígono na parte superior esquerda do seu mapa. A caixa de diálogo Novo polígono será exibida, e o cursor mudará para .
Clique em uma série de lugares no mapa para formar um polígono. Cada vez que você clica, um novo nó é adicionado a ele. Também é possível clicar e arrastar para criar nós frequentes, tornando o limite mais suave. Neste exemplo, vamos criar um polígono ao redor de White Mountains (será necessário diminuir o zoom para ver toda a cordilheira).
Na caixa de diálogo Novo polígono, digite um nome para o polígono no campo Nome. Neste exemplo, o nome será "White Mountains".
Insira uma descrição para o polígono no campo Descrição. Ela será exibida no balão pop-up do polígono. Neste exemplo, a descrição será "A região das White Mountains abriga os pinheiros bristlecone".
Clique na guia Estilo/Cor e escolha cor, largura e opacidade para as linhas de limite. Selecione cor e opacidade para a área do polígono e decida se ele será preenchido e circunscrito, apenas preenchido ou apenas circunscrito. Neste exemplo, escolhemos a cor verde, largura de linha de 10,0 e opacidade média.
Clique na guia Altitude e altere o modo de altitude para “Relativa ao solo” (para mais informações sobre esses modos, consulte o Guia de referência do KML). Em seguida, mova o controle deslizante para aumentar a altitude (ou altura) do polígono, se você quiser. Marque a caixa de seleção para estender os lados (ou paredes) do polígono até o solo.
Dicas
Para editar o local, o nome ou a descrição de um polígono, clique com o botão direito do mouse no caminho no visualizador em 3D ou no painel "Lugares" e escolha Propriedades (em um PC) ou "Mais informações" (em um Mac). Depois, você pode editar o título e a descrição e clicar em OK. Clique com o botão direito do mouse para excluir os nós criados recentemente. Você também pode clicar e arrastar os nós para remodelar o polígono.
Os polígonos podem ser usados como gráficos de barra 3D no Google Earth. Um exemplo disso é a camada "Crise no Darfur" do USHMM<, que usa polígonos para representar o número de refugiados e deslocados internos.
Organize seus locais com pastas
Para adicionar uma pasta, acesse o menu Adicionar e selecione Pasta.
Na caixa de diálogo Nova pasta, insira um nome para a pasta no campo Nome. Neste exemplo, o nome será "Meu projeto do Google Earth".
Clique em "OK". Sua nova pasta será adicionada ao painel "Lugares".
Para organizar o projeto, clique e arraste cada lugar (seus marcadores, caminhos e polígonos) para a pasta.
Dicas
Para ver um tour de todos os itens da pasta na ordem em que estão listados, clique no botão Reproduzir pasta<:
Para editar o nome ou a descrição de uma pasta, clique nela com o botão direito do mouse, no painel "Lugares", e escolha Propriedades (em um PC) ou Mais informações (em um Mac).
Incorporar imagens nos seus balões
Os balões do Google Earth podem ser personalizados usando HTML. É possível adicionar tamanhos, estilos e cores de fontes, além de links, tabelas e imagens aos balões. Para isso, basta incluir como HTML em Descrição.
Escolha um marcador de local que você já tenha criado, como aquele criado anteriormente neste tutorial.
Para editar o marcador de local, clique com o botão direito do mouse sobre o marcador no visualizador em 3D ou no painel "Lugares" e escolha Propriedades (em um PC) ou Obter informações (em um Mac).
Clique no botão "Adicionar imagem da Web...", copie e cole o URL de imagem a seguir, que faz referência à foto on-line de um pinheiro bristlecone, na caixa de URL da imagem. Em seguida, clique em OK.
http://earth.google.com/outreach/images/stories_adelia3.jpg
O código HTML da imagem será automaticamente inserido no campo Descrição.
Em uma nova linha, adicione o texto "<p>Para mais informações sobre os pinheiros bristlecone, consulte a White Mountain Research Station".
Selecione o texto "White Mountain Research Station" e clique no botão "Adicionar link...". Copie e cole o seguinte URL (que faz referência ao URL da estação de pesquisa) na caixa "URL do link". Em seguida, clique em OK.
'http://www.wmrc.edu/'
Agora você verá o código HTML para o link inserido automaticamente ao redor do texto que foi marcado no campo "Descrição".
Clique em OK para terminar a edição do marcador de local.
Clique no marcador de local no visualizador em 3D para ver a imagem, o texto e o link no balão do marcador.
Dicas
Para adicionar uma imagem salva no seu computador, pressione o botão "Adicionar imagem local" na seção "Descrição" do seu marcador de local. Depois, selecione fotos da sua galeria ou imagens das suas pastas que você quer adicionar ao balão do marcador de local.
Você pode usar um programa como o Adobe Dreamweaver ou o software gratuito NVU para visualizar o design do balão à medida que edita o código HTML.
Com a ferramenta Mapeador de planilha, você pode aplicar facilmente o modelo de design HTML aos balões de até 400 marcadores de local. É possível escolher entre seis designs e definir facilmente cores, estilo, imagens e logotipos. Consulte o tutorial do Mapeador de planilha para saber como fazer isso.
Incorporar vídeos do YouTube nos seus balões
Você consegue incorporar facilmente um vídeo do YouTube em um balão de marcador de local no Google Earth.
Faça o upload do seu vídeo para o YouTube ou escolha um vídeo que já foi enviado.
Na página da Web correspondente ao vídeo do YouTube, clique no botão Compartilhar para exibir as opções. Pressione Incorporar para exibir mais opções. Procure a lista de opções abaixo do código HTML e selecione "Usar código de incorporação antigo". Em seguida, copie o código HTML, que será semelhante a este:
<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/ODS--K58YAY" frameborder="0" allow="accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture" allowfullscreen></iframe>
Escolha um marcador de local que você já tenha criado, como aquele criado anteriormente neste tutorial.
Para editar o marcador de local, clique com o botão direito do mouse sobre o marcador no visualizador em 3D ou no painel "Lugares" e escolha Propriedades (em um PC) ou Obter informações (em um Mac).
No campo Descrição, cole o código HTML do YouTube que você copiou na etapa 2.
Clique em OK.
Agora, quando você clicar no marcador de local, o balão dele mostrará o vídeo do YouTube.
Salve seu projeto e compartilhe com outros
O Google Earth permite que você salve o projeto no seu computador usando o formato de arquivo .kmz.
Clique com o botão direito do mouse na pasta do projeto e selecione Salvar lugar como... ou clique na pasta, acesse o menu Arquivo e selecione Salvar lugar como
Digite um nome para seu arquivo .kmz e clique em Salvar para salvá-lo no seu computador, que é onde ele ficará de agora em diante.
É possível compartilhar o mapa que você criou enviando o arquivo .kmz por e-mail aos seus amigos e colegas de trabalho ou publicando-o no seu site com um link para download.
Dicas
KML é um arquivo de projeto do Google Earth com extensões de tipo de arquivo .kml ou .kmz. Os arquivos KMZ são compactados e menores do que os arquivos KML. Se você usou fotos ou imagens personalizadas do seu computador, o Google Earth as compactará em arquivos KMZ para que outras pessoas também possam visualizá-las. Para reduzir os tamanhos dos arquivos, recomendamos que você salve os projetos do Google Earth como .kmz.
Quando você salva o arquivo de projeto KML do Google Earth no seu computador, ele se torna privado. Se você fizer o upload do arquivo para um servidor da Web ou enviá-lo por e-mail para outra pessoa, ele não será mais privado, assim como acontece com outros arquivos (por exemplo, PDF).
Discussão e feedback
Alguma dúvida sobre este tutorial? Gostaria de nos enviar algum comentário? Acesse a Comunidade de Ajuda do Google Earth para discuti-lo com outras pessoas.