Action Against Hunger

Por quase 40 anos, lideramos a luta mundial contra a fome em quase 50 países. Salvamos a vida de crianças e trabalhamos com as comunidades antes e depois de um desastre. Capacitamos as pessoas para que elas possam se cuidar, ver os filhos crescerem com saúde e construir comunidades prósperas. Buscamos constantemente soluções mais eficazes enquanto compartilhamos nosso conhecimento e experiência com o mundo. Trabalhamos para uma mudança de longo prazo. Não desistiremos até o mundo estar livre da fome.

Tamanho da operação

Large

Setor

Relações exteriores e internacionais

Objetivos

Colabore com mais eficiência

Compartilhe sua história

Alcance os doadores mais facilmente

Conecte-se aos apoiadores

Produto

Google Workspace para organizações sem fins lucrativos

Google Ad Grants

Programa do YouTube para organizações sem fins lucrativos

Créditos da foto

Jana Asenbrennerova

Site

https://www.actionagainsthunger.org

Desafio

A desnutrição mata 1 milhão de crianças todos os anos1. Porém, essa crise pode ser evitada e tratada. A Action Against Hunger luta para chegar a essas crianças subnutridas a tempo de salvá-las. Infelizmente, a Action Against Hunger recebe pouco financiamento para ações de marketing, comunicação e tecnologia da informação. Embora a organização tenha vontade de investir nessas áreas, não tem os recursos necessários para ampliar os programas que oferece.

Como uma organização global, a comunicação é fundamental. No entanto, as ferramentas de comunicação descentralizadas da Action Against Hunger se tornaram um desafio. Equipes diferentes usavam métodos distintos para enviar mensagens entre si. Além disso, toda a vez que alguém queria falar com um colega de trabalho precisava primeiro descobrir qual era o nome de usuário dele para adicioná-lo ao app de mensagens específico.

O trabalho de salvamento de vidas da Action Against Hunger ocorre 24 horas por dia, sete dias por semana. No entanto, havia uma luta constante para manter os próprios servidores. Com o corte de energia dos servidores em situações de ameaça de desastres naturais, como o furacão Sandy em Nova York, a organização corria o risco de perder tudo.

Ao usar as ferramentas do Google, a Action Against Hunger conseguiu superar esses desafios e se concentrar em salvar vidas.

História

A Action Against Hunger se baseia na abordagem revolucionária de tratamento da desnutrição chamada de Gerenciamento Comunitário de Desnutrição Aguda (CMAM, na sigla em inglês). Um pai pode levar uma densa pasta de amendoim com nutrientes, proteínas e calorias para alimentar os filhos. Esses alimentos terapêuticos prontos para uso (RUTF, na sigla em inglês) funcionam como barras de proteína e não precisam ser preparados nem refrigerados. O tratamento de crianças feito em casa evita a necessidade de viagens longas até os centros de saúde. Dessa forma, os pais podem garantir que o restante da família permaneça saudável.

Para ajudar na luta contra a desnutrição, a Action Against Hunger usa as ferramentas do Google. Com o Ad Grants e o YouTube, a entidade consegue arrecadar mais financiamento para programas e aumentar consideravelmente o alcance de novos públicos.

A Action Against Hunger usa o Ad Grants como parte de um plano de ação emergencial em situações de calamidade. Por exemplo, quando a organização soube de informações sobre a fome no Sudão do Sul, lançou rapidamente anúncios para segmentar termos de pesquisa relevantes e capacitar pessoas para ações de salvamento. Quando o Ebola virou manchete nos jornais, a Action Against Hunger segmentou imediatamente palavras-chave com a conta do Ad Grants para transformar as pessoas que buscavam informações em colaboradores. Com o Google Analytics, a organização toma decisões baseada em dados para melhorar a captação de recursos e otimizar o engajamento do usuário. Graças ao Ad Grants, a organização quase duplicou a receita de um ano para o outro, e a previsão é que isso aconteça novamente este ano.

A migração para o Google Workspace, em 2013, revolucionou os métodos de comunicação e de colaboração da Action Against Hunger. Por exemplo, o Google Meet se tornou o único app de mensagens da organização. Assim, todos na rede global da instituição podem conversar de maneira instantânea. Agora os colaboradores no escritório de Londres têm como se comunicar rapidamente com os colegas de Nova York, seja por mensagens instantâneas ou por videoconferência com o Google Meet. O Gmail e o Google Drive se tornaram componentes essenciais para o aumento da produtividade. O Google Workspace passou a ser a base da organização ao dar mais eficiência à comunicação e à colaboração da entidade no mundo todo. Concentrar os documentos em versões únicas e poder trabalhar coletivamente neles em tempo real, mesmo em diversos fusos horários, foi crucial para a instituição.

"Nos últimos 20 anos, a proporção de pessoas subnutridas em locais menos desenvolvidos do mundo caiu quase pela metade. Devemos comemorar esse resultado. E isso é graças ao apoio de organizações como o Google. Essa parceria com o Google nos ajudou a dar grandes passos. No Camboja, usamos a tecnologia do Google para implementar soluções sustentáveis para a subnutrição. Nos EUA, também utilizamos o Google Ad Grants e o Google Analytics. Com essas ferramentas, foi possível gerar informações importantes sobre nosso desempenho on-line."

Andrea Tamburini, CEO da Action Against Hunger

Impacto

No ano passado, 1,5 milhão de pessoas foram beneficiadas pelos programas nutricionais da Action Against Hunger1. Nos últimos 10 anos, o número de crianças que receberam tratamento para desnutrição aguda grave triplicou1. O investimento em nutrição é uma das intervenções mais econômicas e impactantes do mundo. Uma nova pesquisa mostra que cada US$ 1 investido na nutrição de uma criança nos primeiros mil dias rende uma média de US$ 16 em benefícios2. O investimento em nutrição oferece às crianças a base de uma vida saudável e produtiva e apoia o progresso global sustentável para a saúde e o desenvolvimento.

O Ad Grants levou 158 mil pessoas ao site da organização nos últimos 12 meses e arrecadou mais de US$ 66.000. Como custa só US$ 45 para tratar uma criança com desnutrição, agora 1.466 crianças têm a chance de viver.

A Action Against Hunger arrecadou mais de US$ 20.000 com indicações do site do YouTube, de acordo com os dados do Acompanhamento de comércio eletrônico do Google Analytics, outro recurso usado pela instituição. Com o Google para organizações sem fins lucrativos, ficou mais fácil para a entidade captar recursos e salvar mais vidas.

1. Fonte: https://www.actionagainsthunger.org/impact/nutrition
2. Fonte: https://www.actionagainsthunger.org/sites/default/files/publications/Action-Against-Hunger-2015-Annual-Report-web.pdf

Saiba como outras entidades usam o Google para organizações sem fins lucrativos e fazem a diferença.