Sobre a Pesquisa de Livros do Google
Visão geral
Idéias e opiniões
Ajuda geral

Programa de parceiros
Para editoras e autores
Inscreva-se já
Ajuda para parceiros

Projeto Biblioteca
Visão geral
Bibliotecas parceiras
Ajuda para bibliotecários

Com a Pesquisa de Livros do Google, o trabalho do escritor Richard Lowry tornou-se mais lido e vendido.

O historiador militar e ex-marinheiro Richard Lowry se interessou muito pela Operação Tempestade no Deserto de 1991. Com o tempo, ele reuniu bastante material sobre essa operação militar, incluindo dados detalhados que coletou escrevendo para todos os principais generais envolvidos. Ele acumulou tanta informação que decidiu escrever um livro sobre a campanha. E levou 12 anos para concluí-lo.

"Eu não sabia nada sobre o mundo das editoras", lembra Lowry. "Eu achava que poderia enviar um livro para algum lugar e depois ele apareceria em todas as livrarias." No início, com o desejo de divulgar o livro e tentando "aprender fazendo", ele publicou o seu original de 300 páginas pela iUniverse. O livro The Gulf War Chronicles foi lançado em novembro de 2003.

Como muitos outros, Lowry às vezes digita o seu próprio nome no Google. Foi assim que ele descobriu que seu livro estava disponível no programa de Pesquisa de Livros do Google. A iUniverse usou a Pesquisa de Livros do Google para comercializar o livro de Lowry e todos os seus outros títulos pelo Google. A Pesquisa de Livros do Google disponibiliza para pesquisa o texto na íntegra dos livros, junto com sites e tudo o mais que o Google indexa, mostrando trechos dos livros com links para livrarias.

Programas para editores e bibliotecas
O conteúdo de um determinado livro disponibilizado aos usuários do Google depende de como ele chega à Pesquisa de Livros do Google. Aqueles que encontram títulos que estão no Programa para editores podem ver um número limitado de páginas do livro; enquanto que usuários que encontram livros protegidos por direitos autorais que foram digitalizados pelo Projeto Biblioteca vêem somente uma “página de informações” com dados bibliográficos, o número de vezes que o termo de pesquisa aparece e, para a maioria dos livros, alguns fragmentos de texto em que a palavra-chave aparece.

Tanto editoras grandes quanto pequenas usam a Pesquisa de Livros do Google como uma ferramenta de vendas e marketing gratuita e de alcance mundial, que liga pessoas que estejam buscando informações com as palavras e frases relevantes nos livros. Elas a utilizam para atrair novos leitores, aumentar as vendas dos seus livros, gerar mais receita com os anúncios contextuais do Google e se aproximar de seus clientes por meio dos links 'Comprar este livro', que levam diretamente ao seus próprios sites.

Quando o livro "The Gulf War Chronicles" apareceu pela primeira vez na Pesquisa de Livros do Google, sua posição de vendas no índice do Barnes & Noble subiu "consideravelmente" – cerca de 85% – e lá permaneceu.

Editoras independentes como a iUniverse enfrentam certos obstáculos para garantir que os seus autores possam competir com o grande número de livros publicados a cada mês. A iUniverse oferece inúmeros serviços de marketing aos seus autores, assim como assistência com publicidade e propaganda. O autor que participa da Pesquisa de Livros do Google aumenta a visibilidade dos seus livros no Google, e a iUniverse a utiliza para ajudar seus autores a promover e vender seus livros.

Maior visibilidade e vendas
Embora Lowry tenha pensado duas vezes antes de disponibilizar todo o livro para pesquisa on-line, com trechos disponíveis aos usuários para visualização, ele gostou da apresentação na Pesquisa de Livros do Google. "A maneira como o livro é apresentado é muito boa. Eu não acho que as vendas sofram com isso", afirma ele. Na verdade, sem nenhuma promoção feita por Lowry, quando o livro The Gulf War Chronicles apareceu pela primeira vez na Pesquisa de Livros do Google, sua posição no índice do Barnes & Noble subiu "consideravelmente" – cerca de 85% – e lá permaneceu. "A maior visibilidade com a Pesquisa de Livros do Google ajudou imensamente", diz ele. Lowry não é nada inexperiente na divulgação do seu próprio trabalho. Ele criou um site (www.gwchronicles.com), faz palestras em eventos públicos e continua fazendo pesquisas e escrevendo. "Seus livros param de vender quando você pára de vendê-los", explica. Ele gosta, principalmente, de poder pesquisar no livro ("todos que entrevistei encontram seu nome e isso é uma venda instantânea", afirma ele). Ele também aprecia o fato de que há várias opções na página para o usuário comprar o livro.

Lowry trabalhou tanto para promover seu trabalho que agora tem um agente e assinou um contrato para seu segundo livro, que foi lançado pela Berkley Publishing no início de 2006. Além disso, ele já começou a escrever um terceiro livro sobre os fuzileiros navais que servem no Iraque, intitulado U.S. Marine in Iraq – 2003, que será publicado como parte da Warrior Series da editora britânica Osprey Publishing.

Tanto a Berkley como a Osprey são editoras participantes do programa de Pesquisa de Livros do Google, o que atende bem às necessidades de Lowry. "Estou feliz por elas participarem da Pesquisa de Livros do Google porque sei que isso ajudará as minhas vendas", exulta. "Em breve, teremos todo o conhecimento do mundo nas pontas dos dedos e a Pesquisa de Livros do Google desempenhará o importantíssimo papel de trazer esse conhecimento para as nossas casas e empresas."

 

©2011 Google - Página inicial - Sobre o Google - Política de Privacidade