Iniciativas e pesquisa
O suporte do Google à acessibilidade vai além dos produtos e inclui iniciativas de pesquisa, educação e design.
Iniciativas da Web acessíveis
O Google promove ativamente uma Web acessível atuando em normas e comitês de consultoria. No momento, estamos envolvidos com as organizações abaixo e continuaremos a atualizar este site conforme progredirmos em nossas ofertas.
Comitê consultivo de Acessibilidade na programação de vídeos da FCC (VPAAC, na sigla em inglês)
Criado pela FCC para desenvolver recomendações a fim de aumentar a acessibilidade para conteúdo de vídeo em várias formas, o VPAAC incluiu uma nomeação do Google, que Naomi Black e Ken Harrenstien compartilharam ao longo de dois anos. Leia mais sobre o VPAAC (página em inglês) >
Comitê Consultivo do Consumidor da FCC (CAC, na sigla em inglês)
A finalidade do Comitê Consultivo do Consumidor (CAC, na sigla em inglês) é fazer recomendações à FCC quanto a questões relacionadas a consumidores, incluindo a acessibilidade. Eve Andersson integrou o CAC por um período de dois anos. Leia mais sobre o CAC (página em inglês) >
Diretrizes de Acessibilidade ao conteúdo da Web (WCAG, na sigla em inglês)
As Diretrizes de Acessibilidade ao Conteúdo da Web (WCAG, na sigla em inglês) são um dos padrões internacionais mais amplamente aceitos no ramo da acessibilidade. Dois funcionários do Google estão envolvidos nas WCAG. A engenheira de software sênior Loretta Guarino Reid é uma das editoras das Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG) 2.0. O engenheiro de software sênior Shawn Lauriat faz parte do grupo de trabalho das Diretrizes de Acessibilidade.
Desafio de Impacto do Google: deficiências
Para fortalecer nosso compromisso com a acessibilidade, lançamos uma iniciativa global chamada Desafio de Impacto do Google: deficiências. O programa propõe ideias e tecnologias inovadoras que aumentam a independência e as oportunidades de pessoas com deficiência. Saiba mais sobre o Desafio de Impacto do Google para deficiências>
Tech Transformation (Transformação tecnológica, em inglês)
Duração do vídeo: 1 minuto e 11 segundos
Experiência do usuário
Um dos princípios fundamentais do Google é "Concentre-se no usuário e tudo mais virá", a equipe da Experiência do usuário (UX) do Google acredita que usabilidade e acessibilidade caminham de mãos dadas. Em cada ciclo de desenvolvimento dos produtos são integradas ideias de design para acessibilidade.
Nossos pesquisadores de UX trabalham com pessoas de todas as origens e com uma variedade de habilidades a fim de entender o que importa para os usuários no dia a dia. Com base nesses insights, nosso objetivo é criar produtos que sejam inclusivos e considerem as necessidades de todos os usuários. Os interessados podem se inscrever para participar em estudos de usuários e serem premiados pela sua ajuda.
A Day with Jeff—
Technology and Essential Tremor (Um dia com Jeff: tecnologia e tremor essencial, em inglês)
Duração do vídeo: 12 minutos e 50 segundos
A Day with Danny—
Technology and Cerebral Palsy (Um dia com Danny: tecnologia e paralisia cerebral, em inglês)
Duração do vídeo: 11 minutos e 32 segundos
Programa Trusted Tester de acessibilidade
Nosso programa Trusted Tester de acessibilidade é uma maneira de coletar feedback sobre os produtos do Google. Os participantes testam nossos novos produtos antes do público em geral e enviam comentários diretamente às equipes de engenharia do Google.
Se você quiser contribuir e enviar seu feedback para melhorar a acessibilidade, saiba mais e inscreva-se no Programa Trusted Tester de Acessibilidade.
Pesquisa e educação
Programa Award for Inclusion Research
Pelo nosso programa Award for Inclusion Research (página em inglês), apoiamos pesquisas acadêmicas que podem afetar diretamente a vida de pessoas com deficiência no mundo todo. Desde que o programa começou, em 2005, já financiamos dezenas de projetos de pesquisa relacionados à acessibilidade em áreas temáticas como fala, interação homem-computador, dispositivos móveis e inovação em educação. A lista completa dos contemplados com o Research Awards pode ser encontrada no site do Google Research (página em inglês).
Iniciativas educacionais
Para aumentar a conscientização sobre a acessibilidade e promover o desenvolvimento acessível, estamos envolvidos nas seguintes iniciativas:
- O Treinamento básico sobre deficiência para gerentes (página em inglês) é um curso gratuito e interativo de código aberto com duração de 30 minutos que ensina gerentes sobre conscientização, etiqueta, divulgações e adaptações relacionadas à deficiência, assim como sobre a realização de reuniões e eventos mais acessíveis. O Google adaptou esse curso interno para o uso de qualquer empresa no mundo todo.
- Em Ensino sobre acessibilidade (página em inglês), colaboramos com outras empresas, universidades e organizações que defendem os interesses de pessoas com deficiência para integrar a acessibilidade aos currículos de ciência da computação, interações centradas em pessoas, design e outras disciplinas importantes em universidades nos Estados Unidos. Acreditamos que a acessibilidade é uma habilidade fundamental que os alunos precisam aprender e levar para o trabalho.
- Oferecemos aos desenvolvedores ferramentas de testes gratuitas e de código aberto: Accessibility Developer Tools do Chrome para Web e Accessibility Testing Framework para Android (páginas em inglês) para Android.
- Oferecemos um curso on-line gratuito de acessibilidade na Web, Web Accessibility (página em inglês), para qualquer pessoa no mundo.
- Publicamos artigos, como o "Enhancing Android Accessibility for Users with Hand Tremor by Reducing Fine Pointing and Steady Tapping" (Melhoria da acessibilidade do Android para usuários com tremores nas mãos pelo aumento da área de toque, disponível em inglês), de Yu Zhong, Astrid Weber, Casey Burkhardt, Phil Weaver e Jeffrey P. Bigham, para compartilhar o aprendizado com outras pessoas que desenvolvem soluções de acessibilidade.
Projetos apoiados pelo Google
- Projeto ASL-STEM (página em inglês) Richard Ladner, University of Washington
- MobileASL via Android (página em inglês) Eve Riskin, University of Washington
- NavPal: Mobile Navigation Aid for the Visually Impaired (NavPal: auxílio móvel à navegação para deficientes visuais, disponível somente em inglês) M. Bernardine Dias, Carnegie Mellon University