Recursos para desenvolvedores e editores
Informações e recursos para ajudar você a desenvolver produtos e aplicativos acessíveis.
Desenvolvimento para acessibilidade
O Google incentiva os desenvolvedores e os editores a criar e desenvolver produtos e aplicativos tendo a acessibilidade em mente.
Um bilhão de pessoas com deficiência
A criação de aplicativos acessíveis não só garante igualdade de acesso a cerca de um bilhão de pessoas com deficiência no mundo, mas também beneficia pessoas sem deficiência, possibilitando a personalização de experiências.
-
Android
Recursos de acessibilidade nativos
O Android tem uma camada de acessibilidade que ajuda usuários cegos e com baixa visão a navegar com mais facilidade em dispositivos Android. Esses serviços oferecem recursos como conversão de texto em voz, retorno tátil e navegação por trackball/pad direcional, que aprimoram a experiência do usuário.
Recursos de acessibilidade para desenvolvedores Android
Os desenvolvedores Android podem aprender a projetar e realizar testes para fins de acessibilidade usando os recursos abaixo. As ferramentas de testes de acessibilidade podem ajudar você a descobrir erros comuns, como ausência de descrições de conteúdo, contraste insuficiente e ícones de toque muito pequenos.
- Guia de acessibilidade para desenvolvedores Android (página em inglês)
- Estrutura de testes de acessibilidade para Android (página em inglês)
- Verificações de acessibilidade na estrutura de testes Robolectric (página em inglês)
- Verificações de acessibilidade na estrutura de testes Espresso (página em inglês)
- Aplicativo Scanner de acessibilidade
- Testar a acessibilidade do seu app (página em inglês)
-
Chrome
Tecnologia assistiva de suporte
O Google Chrome oferece suporte à tecnologia assistiva (página em inglês), incluindo vários leitores de tela e lupas.
ChromeVox
O Google desenvolveu o leitor de tela ChromeVox para Chrome OS. Os desenvolvedores podem usá-lo como uma extensão para o Google Chrome. Essa extensão possibilita que os desenvolvedores testem seus apps da Web com um leitor de tela no navegador para que possam usar os produtos como um usuário cego usaria e aprimorar os testes de acessibilidade.
Extensões do Google Chrome
As extensões do Google Chrome são outra forma de tornar o navegador mais acessível para qualquer usuário, sem a necessidade de instalar software externo. Existem ótimas extensões de acessibilidade que permitem aos usuários (incluindo aqueles com deficiência) personalizar as próprias experiências. Saiba como criar extensões acessíveis (página em inglês).
Recursos de acessibilidade para desenvolvedores do Google Chrome
- Web Accessibility by Google (treinamento do Google sobre acessibilidade na Web, somente em inglês) — curso da Udacity
- Fundamentos da Web: acessibilidade — curso baseado em texto
- Canal do YouTube A11ycasts
- Lighthouse: uma ferramenta automática de código aberto para melhorar a qualidade de páginas da Web
- Ferramenta de cores do Material Design: usada para avaliar a acessibilidade de qualquer combinação de cores
-
Closed captioning do YouTube
Opções de closed captions
Existem várias maneiras de adicionar closed captions ao seu vídeo. Para incluir suas próprias closed captions, faça upload de um arquivo de legendas, crie um novo do zero ou use o recurso do YouTube que sincroniza a transcrição automaticamente. O YouTube também gera legendas automáticas de vídeos enviados em um dos idiomas compatíveis. Depois, você pode editar o texto para que ele seja mais preciso. Acesse nosso blog para mais informações sobre o estado geral da legendagem do YouTube.
YouTube Data API
Para os desenvolvedores, a YouTube Data API facilita a interação e o upload de closed captions. Confira o projeto de código aberto YouTube Caption Uploader, que é um exemplo funcional de como usar a API para interagir com closed captions no YouTube. Ele pode ser usado por qualquer pessoa para fazer upload de várias faixas de closed captions para os vídeos de um canal.